Seduc reúne assessores pedagógicos, diretores e coordenadores dos Cefapros

Cerca de 150 assessores pedagógicos, diretores e coordenadores dos Centros de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica (Cefapros) se reúnem nesta quinta e sexta-feira (4 e 5.08), em Cuiabá, com equipes da Secretaria de Estado, Esporte e Lazer (Seduc).

O objetivo da pasta é apresentar a nova estrutura organizacional das equipes e promover maior aproximação com os profissionais da educação que atuam nos municípios.

A cerimônia de abertura do encontro, realizado no Cefapro Cuiabá, contou com a participação do secretário Marco Marrafon, dos secretários adjuntos de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Souza, de Obras e Estrutura Escolar, Tulio Cesar Turibio, e de Administração Sistêmica, Douglas de Jesus Araújo, do diretor do Cefapro Cuiabá, Kleber Bignardi, e do representante das Assessorias Pedagógicas Saulo Scariot, entre outros.

Após fazer um breve relato sobre sua carreira, Marrafon destacou que a Seduc está vivenciando um novo momento e explicou as principais mudanças promovidas na pasta nos últimos dois meses, como a criação de secretarias adjuntas e redefinição de equipes. Ele observou ainda que a Secretaria tem buscado o diálogo com seus servidores e suas contribuições para a construção da política educacional.

?Em um cenário de muitos desafios, foi preciso reestruturar as equipes para que pudéssemos ter uma certa tranquilidade no andamento dos processos básicos. Temos agora perspectivas muito mais alinhadas ao planejamento estratégico e às competências institucionais de cada uma. Com os novos colaboradores, juntamente com quem já estava e que foi convidado a permanecer, temos trabalhado um novo tempo. Já houve mudanças na parte pedagógica, mas muito mais na questão administrativa, e vamos avançar?, afirmou.

De acordo com ele, a Seduc irá convocar novas reuniões e encontros, estabelecer pontos de contato, mesmo que sejam por vias eletrônicas, pensando no bem comum e na aproximação das instituições. ?Juntos criaremos as políticas públicas, com esse viés de fortalecimento?, enfatizou Marrafon, pontuando que o objetivo comum deve ser a melhoria da qualidade do ensino na rede estadual.

Aproximação

O secretário adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, professor Edinho, lembrou que nos últimos tempos, a Seduc se distanciou das instituições, mas que o objetivo é intensificar e fortalecer a relação de parceria.

Ele mencionou a importância das assessorias pedagógicas, sendo uma extensão da Secretaria nos municípios, fornecendo ferramentas e recursos para compreender as demandas da comunidade, inclusive a interna, formada por professores e funcionários, e para estabelecer canais de contato, comunicação e interação com alunos, pais e mães de alunos, e com toda a rede da qual a escola é parte ativa. ?É preciso manter uma relação de extrema lealdade e proximidade, para que os assessores possam ter respostas rápidas e imediatas às demandas?, sustentou o secretário, garantindo que a Seduc dará mais autonomia para que continuem desempenhando suas funções nos municípios.

Sobre os Cefapros, Edinho lembrou que o objetivo maior da Seduc é implantar políticas para a melhoria da qualidade da educação e da proficiência dos alunos. Sendo assim, é preciso dar meios para que eles continuem realizando suas formações, buscando novas metodologias que diagnostiquem as fragilidades e necessidades de formação dos professores.

?Os Centros são os responsáveis pela formação continuada, que possibilita ao docente a aquisição de conhecimentos específicos, se tornando profissionais mais capacitados a atender as exigências impostas pela sociedade?, observou o adjunto, mencionando que essas exigências se modificam com o passar dos tempos, tendo então o educador que estar constantemente atualizado.

Para a assessora pedagógica de Pontes e Lacerda, Neli José de Oliveira Alves, o evento em Cuiabá é de grande importância para todos. ?Estamos conhecendo os membros da nova estrutura. Precisamos deste diálogo entre Assessoria, Cefapro, Seduc, pois somos um só. Esse relacionamento deve de fato acontecer e o reflexo será sentido nas pontas. Vamos sair deste encontro fortalecidos?, assegurou.

Já o diretor do Cefapro Cuiabá, Kleber Gonçalves Bignardi, diz que na construção da política pública para a educação todos os envolvidos devem ser ouvidos e precisam ter voz. ?Nós podemos contribuir muito nesse processo, pois nosso foco de trabalho está na escola, construímos essa relação com as unidades escolares, de assessoramento e de parceria. A expectativa dos educadores é a consolidação do diálogo e o encontro de hoje é o primeiro passo para concretizarmos esse caminho que tem tudo para dar certo?, finalizou.

Programação

Nesta quinta, serão apresentadas a estrutura organizacional e as áreas. Os secretários adjuntos e suas equipes demostrarão o fluxo de processos e procedimentos. Amanhã (05), os participantes serão divididos em grupos de trabalho, de acordo com os polos de atuação. Serão discutidas e socializadas propostas de organização dos planos de desenvolvimento nos municípios.

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