Sejudh levará ações de ressocialização à Caravana da Transformação

Sejudh-MT

Pela primeira vez, as ações de ressocialização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso serão mostradas à população na Caravana da Transformação, na edição que começa na próxima semana, em São José dos Quatro Marcos (328 km a Oeste de Cuiabá). O evento será realizado entre os dias 07 e 17 de março, no Parque Municipal Wilson Souza Rézio. Além do município sede, outras 13 cidades da região receberão atendimento nesta edição.

Serão expostos no estande da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), nos dias 10 e 11 de março, produtos confeccionados pelos reeducandos de diversas unidades prisionais. Das marcenarias instaladas, por exemplo, na penitenciária da Mata Grande em Rondonópolis, e no Centro de Ressocialização de Cuiabá, os reeducandos estão a todo vapor na fabricação de jogos de mesa, móveis, utensílios domésticos como tábuas de carne; suporte de vasos, além de artesanato, como tapetes, objetos de decoração, telas, enfim, uma diversidade de produtos feitos com qualidade.

O diretor da Penitenciária da Mata Grande, Ailton Ferreira, explica que a intenção é mostrar como é o processo de ressocialização, que tem contribuído para dar uma nova oportunidade a centenas de reeducandos. “Participar da Caravana nos permite mostrar à população as ações positivas do sistema penitenciário”. Bancos fabricados na marcenaria da Mata Grande serão doados a uma instituição filantrópica ao final da Caravana da Transformação.

Um grupo de reeducandos da Cadeia Pública de São José dos Quatro Marcos também atuará durante a Caravana com a limpeza do espaço onde será montado o evento.

Economia

No CRC, na Capital, aproximadamente 30 reeducandos estão trabalhando no corte da madeira e montagem de tablados que serão utilizados como suporte na área de atendimento dos serviços de saúde. É uma economia de R$ 127 mil nos custos da organização da Caravana, que não necessitará locar os tablados.

Estas estruturas são necessárias na Caravana especialmente por dois motivos: garantir acessibilidade, em função do público idoso, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de locomoção, e também oferecer mais conforto, pois com a época de chuva as áreas onde serão instaladas as estruturas da Caravana ficam mais úmidas.

Justiça

Na área do direito do consumidor, o Procon-MT levará diversas atividades ao público que visitar o espaço da Caravana da Transformação nos dias 10 e 11 de março. Serão também realizadas palestras nas escolas do município, enfatizando o direito do consumidor nas relações de compras e prestação de serviços.

No estande da Sejudh na Caravana, o público poderá usufruir do atendimento na plataforma http://www.consumidor.gov.br e serão realizadas atividades educativas com o público infantil.

Serviço bastante procurado pelos consumidores, o mutirão de combate ao endividamento será realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade.

A Superintendência de Políticas Sobre Drogas promoverá a palestra “Novos paradigmas da política sobre drogas” com educadores municipais, no dia 10.03, às 14h, e no dia 11.03, às 15 h.

Direitos Humanos

Confira as atividades das superintendências da secretaria adjunta de Direitos Humanos:

Superintendência de Políticas para Mulheres

Palestra: Lei Maria da Penha: “Mulheres vocês merecem serem felizes”;

Levantamento de voluntários para o Exército Maria da Penha (Atendimento do Ônibus Lilás)

Superintendência de Políticas de Igualdade Racial

Palestra: “Diversidade religiosa e suas diversas formas de manifestação nas comunidades tradicionais de MT”;

Comitê Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas ? Cetrap

Palestra: Prevenção ao tráfico de pessoas em Mato Grosso.

Centro Estadual de Direitos Humanos ? CáceresAtendimento multidisciplinar e orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade;

Panfletagem sobre serviço Disque 100 (Direitos Humanos).

O.B.S.: Todas as palestras acima serão realizadas nos auditórios da Caravana, em horários a serem informados posteriormente.

Caravana da Transformação

O projeto do Governo do Estado tem como carro-chefe os atendimentos oftalmológicos e os serviços de cidadania. Na parte de saúde, o atendimento funcionará durante os 11 dias, sempre a partir das 5h, sendo que entre os dias 07 e 13 de março serão realizados consultas e exames oferecidos pela iniciativa. De 09 a 17 de março serão realizadas as cirurgias, sendo que a partir do dia 14 serão disponibilizados apenas os procedimentos cirúrgicos. Já o pós-operatório ocorrerá a partir do dia 10 de março.

Os serviços de cidadania serão disponibilizados à população nos dias 10 e 11 de março, porém em horário diferente da saúde: a partir das 8h. Na oportunidade, são oferecidos os seguintes serviços: emissão de documentos, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; cursos profissionalizantes; orientação jurídica; campanhas educativas; distribuição de livros; espaço para leitura; palestras; oficinas; distribuição de mudas de árvores; acesso a tecnologias, entre outros.

Com informações de Júlia Oviedo/ Gcom-MT

Comentários Facebook