Mato Grosso
Sema abre inscrições para composição de quatro Comitês de Bacias Hidrográficas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) abriu as inscrições para integrantes de quatro Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) de Mato Grosso.
Os comitês com vagas disponíveis são do Rio Arinos, dos Afluentes do Alto Araguaia, do Rio Cabaçal e do Rio Jauru.
Podem se candidatar entidades municipais, estaduais, federais de ensino e pesquisa como representantes do Poder Público, assim como correspondentes da Sociedade Civil através de segmentos variados, incluindo indústria, mineração, agropecuária, hidroeletricidade, pesca, turismo, além de instituições privadas de ensino e pesquisa, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos, cooperativas e outras organizações.
A inscrição é uma oportunidade para representantes da sociedade civil, comunidades tradicionais, poder público e usuários de recursos hídricos contribuírem ativamente na gestão de água na região.
Os comitês atuam como uma plataforma democrática na qual diversos setores da comunidade podem dialogar, apresentar suas visões e buscar soluções conjuntas para questões que impactam a qualidade e disponibilidade da água na região. Eles são responsáveis por debates e decisões sobre assuntos relacionados ao uso desse recurso, como irrigação de cultivos, geração de energia elétrica e atividades de lazer, o que impulsiona diversas atividades no local.
O período de cadastro encerra entre 02 de abril e 02 de maio, dependendo do CBH desejado. Todas as inscrições podem ser feitas online, por meio de envio das documentações específicas para cada tipo de participante, nos e-mails de membros da Comissão Julgadora – veja abaixo.
Calendário Eleitoral
CBH do Rio Cabaçal
Inscrições até 02/04/2025
Envio dos documentos: [email protected]
Edital de convocação eleitoral: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/18243#/p:8/e:18243
Mais informações: (65) 3613-7215 ou site https://cbhcabacal.wixsite.com/comitês
CBH do Rio Jauru
Inscrições até 02/04/2025
Envio dos documentos: [email protected]
Edital de convocação eleitoral: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/18256#/p:12/e:18256
Mais informações: (65) 3613-7215 ou site https://cbhjauru.wixsite.com/comites
CBH dos Afluentes do Alto Araguaia
Inscrições até 22/04/2025
Envio dos documentos: cbhaltoaraguaia@gmail
Edital de convocação eleitoral: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/18243#/p:8/e:18243
Mais informações: (66) 3401 4167
CBH do Rio Arinos
Inscrições até 02/05/2025
Envio dos documentos: [email protected]
Edital de convocação eleitoral: https://iomat.mt.gov.br/portal/visualizacoes/pdf/18174#/p:15/e:18174
Mais informações: (65) 3613-7215.
Além disso, o calendário anual completo das reuniões dos comitês de bacias hidrográficas de Mato Grosso foi publicado nesta segunda-feira (20.1), no Diário Oficial do Estado – clique aqui para acessar. Saiba mais sobre os comitês acessando o site da Sema (www.sema.mt.gov.br).
*Com supervisão de Juliana Carvalho
Fonte: Governo MT – MT
-
Politica MT3 dias ago
Michel Temer fará palestra de abertura do Encontro Mato-grossense de Municípios
-
Mato Grosso4 dias ago
Primeira-dama do Estado destaca importância do torneio BT 400 Cuiabá e fortalecimento da inclusão
-
Mato Grosso4 dias ago
Polícia Penal prende mulher que tentou entrar em unidade prisional com drogas nas partes íntimas
-
Mato Grosso4 dias ago
Sérgio Ricardo reforça apoio do TCE-MT à inovação no Cadastro Ambiental Rural para impulsionar agronegócio e sustentabilidade
-
Policial3 dias ago
Polícia Civil prende idoso por estupro de vulnerável de netas de sua companheira
-
Esportes4 dias ago
São Paulo empata com Velo Clube em jogo de seis gols e adia classificação no Paulistão
-
Mato Grosso3 dias ago
Quatro pessoas são presas e 20 veículos removidos na Operação Lei Seca em Cuiabá
-
Curtinhas3 dias ago
Governador cobra prioridade na investigação de sabotagens no DAE