Os serviços de cidadania da Setas já fazem parte da vida de Alan Vinícius Rola. Um ano e meio atrás, o jovem de 21 anos estava desempregado e não possuía sequer o Registro de Nascimento (RG). Porém, pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) ele conseguiu tirar sua documentação, arranjou um emprego e agora irá ganhar qualificação profissional.
Já “cliente” dos serviços de acesso à cidadania ofertados pela Setas, Alan esteve na sexta-feira (12.08) no “Dia da Inclusão da Juventude no Mercado de Trabalho”, o chamado “Dia D”, realizado pela pasta por meio do programa “Emprega Rede. Estava lá por um simples motivo, queria participar de um dos cursos de capacitação ofertados na modalidade de Educação à Distância (EAD).
A qualificação irá complementar os serviços que hoje ele presta a uma empresa como operador de máquinas. Emprego esse que ele conseguiu por meio da intermediação da mão de obra da Setas. “Quase dois anos atrás, eu não tinha sequer documentação. Havia perdido tudo e por falta de juízo, não corri atrás para fazer de novo. Mas participei de uma ação da Setas e renovei tudo e dias depois ainda recebi a notícia de que consegui um emprego. Mantive esse emprego e agora quero me capacitar. Sou muito grato a tudo”, disse.
O curso que ele irá fazer é o de operador de máquinas, ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além deste, foram ofertadas 400 vagas para capacitação em almoxarife, assistente administrativo, desenhista de produtos gráficos e assistente de contabilidade. Todos gratuitos.
Emprega Rede
O Emprega Rede é um programa do Governo do Estado dentro do pacote de ações do Transforma Mato Grosso. O objetivo é promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável. São pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, pessoas acima de 45 anos, jovens e egressos do trabalho escravo, tráfico de pessoas e do trabalho infantil.
As unidades da rede socioassistencial (Cras e Creas), delegacias de polícia, Sine e organizações não governamentais são a porta de entrada deste público ao Programa Emprega Rede. O Emprega Rede ainda favorece a emancipação de famílias com crianças em situação de acolhimento a fim de que elas retornem o mais breve possível para seus lares.
Ações Integradas
O programa Ações Integradas de Cidadania é a frente de atuação da Setas que busca levar acesso aos direitos básicos de cidadania para pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços está a documentação, já que muitos cidadãos ainda não possuem sequer registro de nascimento ou certidão de casamento.
Somente em 2015 foram cerca de 30 mil pessoas beneficiadas com a ação, que percorreu quarenta municípios em todo o Estado. Neste ano, somente em Cuiabá e Várzea Grande, o programa realizou 14 mil atendimentos, entre janeiro e junho. Na capital, foram 11.264 atendimentos, enquanto que Várzea Grande somou 3.057 atendimentos.
Trabalho
O Sine realiza serviços de intermediação de mão de obra (cadastro e encaminhamento de trabalhadores para vagas de emprego), habilitação de Seguro-Desemprego, emissão de CTPS (Carteira de Trabalho E Previdência Social), e atendimento aos empregadores que desejam disponibilizar suas vagas, além de promover ações de qualificação profissional.
Quem quiser acompanhar as vagas de emprego do Sine, basta acessar o portal http://maisemprego.mte.gov.br. O Sine Estadual, fica localizado na Rua Baltazar Navarros, bairro Bandeirantes, região central. O atendimento na unidade é realizado das 08h às 18h.