Servidores advogados são agraciados com Moções de Aplausos

O Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, foi marcado na Câmara Municipal de Cuiabá pela realização de uma Sessão Solene, proposta pelos vereadores Diego Guimarães (Progressistas), Lilo Pinheiro (PDT) e Abílio Júnior (PSC).
O evento para a entrega de Moção de Aplausos a 107 advogados ocorreu na última sexta-feira (09). Dentre os homenageados, estão servidores da Casa de Leis.
Os advogados e servidores da Câmara Fabiana Orlandi (Coordenadora de Comissões Permanentes), Renivaldo Nascimento (Vereador pelo PSDB), Rodrigo Terra Cyrineu (Procurador Geral) e Paulo Sérgio Nascimento (Secretário de Gestão Administrativa) foram agraciados.
Rodrigo Cyrineu ressaltou que a advocacia é a profissão que resguarda a democracia, que resguarda os direitos e a liberdade dos cidadãos. “Então nada mais justo e merecido do que ela ser contemplada hoje com essa sessão. E para nós é motivo de grande felicidade receber essa Moção de Aplausos das mãos dos vereadores”.
Advogado e secretário da atual Gestão da Câmara, Paulo Sérgio Nascimento, destacou que a profissão de advogado é a base da construção de uma sociedade mais justa e mais igualitária.
“Receber esta homenagem pelo dia 11 de agosto é uma honra. Tenho orgulho de fazer parte desta profissão tão edificante à sociedade. Estou secretário de Gestão de Administração na Câmara, mas sou e sempre serei um advogado”, disse Nascimento.
Este é o terceiro ano em que a data é celebrada com entrega de moções de aplausos pela Câmara Municipal de Cuiabá. Mais de 16 mil profissionais são inscritos na Ordem dos Advogados na Seccional de Mato Grosso (AOB-MT). Por este motivo, explicou o vereador Diego Guimarães, os 107 homenageados representam a categoria. “Pois é humanamente impossível agraciar a todos”.
Lilo Pinheiro observou que a advocacia é uma das profissões mais nobre que existem. Abílio Júnior corroborou com o colega afirmando que apesar de não ser advogado, como arquiteto, no desempenho da arquitetura dialoga corriqueiramente com a profissão, através do direito urbanístico. “Nesse entrelaçamento de áreas em que o Direito está inserido, a administração pública não fica alheia, pois é a esfera onde residem as garantias legais do cidadão”, disse.
Para finalizar, o vereador Diego Guimarães, que advogado, enfatizou que cabe ao advogado buscar soluções às demandas que recebe. O vereador lembrou que a Câmara aprovou várias leis que visam facilitar essa busca, como a lei que dá o direito do advogado autenticar documentos. “Isto ajuda o advogado a abreviar o tempo de trabalho”.
E ainda no correr da sessão em homenagem aos advogados, às 9:30, na sede da Prefeitura, o Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), sancionou outra lei nesse sentido, aprovada na sessão de quinta-feira (08). A lei que obriga o servidor público a observar os direitos e as prerrogativas da advocacia estabelecidas pela Lei Federal nº 8.906/94 (Lei da Advocacia) e que estão expressas na Constituição Federal, a Carta Cidadã.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

http://www.urgentenews.com.br/wp-content/uploads/thumbnail-for-391781.jpg
eyJfb3JpZ2luYWxfdXJsIjoiaHR0cDpcL1wvd3d3LmNhbWFyYWN1aWFiYS5tdC5nb3YuYnJcL25vdGljaWEucGhwP2lkPTk5MDAiLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9vcmlnaW5hbF9saW5rIjoiIiwiX3dwX2NyYXdsZXJfc2NoZWR1bGVfb3JpZ2luX2xvZ28iOiIiLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9vcmlnaW5fbG9nb19saW5rIjoiIiwiX3dwX2NyYXdsZXJfc2NoZWR1bGVfY2Fub25pY2FsX2xpbmsiOiIiLCJfd3BfY3Jhd2xlcl9zY2hlZHVsZV9mb250ZSI6IiJ9
Fonte: Câmara de Cuiabá
Comentários Facebook