Servidores públicos debatem e conhecem novidades na área de Inteligência para Negócios

Seplan

Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18.08) os servidores públicos do Estado conhecem as novas tecnologias de informação da empresa SAP, tida como uma das maiores no mercado mundial de criação de softwares de gestão. 

O evento “SAP Day”, organizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), em parceria com a Empresa Mato-Grossense de Tecnologia (MTI), tem intenção de nivelar conhecimentos e promover a atualização e debate sobre as ferramentas da empresa já usadas pela gestão estadual.

Mato Grosso usa desde 2005, via MTI, o pacote de aplicativos “SAP Business Suite” que proporciona a integração de informações, a partir da coleta, medição, análise de dados e produção de relatórios, entre outros.

Ao longo desses dez anos o estado passou a contratar corporativamente o serviço, que agora virá para a coordenação da Seplan, para que a ferramenta seja usada em outras secretarias,  como a de Gestão (Seges), Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc), Cultura (SEC) e Infraestrutura (Sinfra). Atualmente 450 servidores fazem usam o pacote na versão 4.1.

Com o uso das ferramentas da SAP o Estado construiu uma base de dados chamada Sistema de Informações Gerenciais (SIG), por meio da qual os técnicos acessam os mais variados dados de gestão, financeiros, contábeis, de execução de orçamento, entre outros, para possibilitar análises, por área, das atividades da administração pública aos secretários, superintendentes e coordenadores.

Os dados do SIG são visualizados em forma de relatórios, painéis, gráficos e outros. “A Seplan é a gestora da informação do ambiente SAP, mantido pela MTI, que foi instituído como sistema corporativo de BI a partir da decisão do Conselho de Tecnologia. Desde então todas as secretárias que tiverem interesse podem procurar a adjunta de Informações Socioeconômicas, Geográficas e dos Indicadores (SI), para pedir credenciamento e acessar as informações”, explica o superintendente de Estatística, Indicadores e Gestão da Informação, Paulo Cesar Souza.

Para Souza o evento é uma oportunidade de debater os rumos tecnológicos para o setor público. “Para o estado é importante ter uma base comum de tratamento da informação para BI. E os aplicativos da SAP têm essa função. Por esse motivo é importante nivelar erros e acertos a partir do uso e também conhecer as novidades que a empresa criou para a ferramenta que já usamos”.

O diretor de Gestão Estratégica e Monitoramento da MTI, Cirano Campos, disse que eventos como esse fazem parte do plano de ações estratégicas da empresa. “No nosso trabalho usamos ferramentas tecnológicas e inovadoras e por isso temos que acompanhar as tendências para prestarmos um atendimento de excelência não só para o governo estadual, como para o cidadão. E esse evento tem como foco novos conhecimentos, integração e reciclagem”, disse.

O secretario adjunto de Tecnologia da Informação da Seplan, Said Ahmad Karfan Neto disse que o evento dá aos servidores públicos a oportunidade de conhecer melhor os produtos novos da empresa e tirar dúvidas sobre os já utilizados.

Programação 

No período da manhã foi apresentado o Projeto Business Intelligence (BI), um novo ambiente de gestão de informações gerenciais remodelado com alta performance. O projeto BI agrega novas tecnologias que facilitam procedimentos de geração de informações a partir de dados estruturadas e não estruturadas. Um projeto piloto desenvolvido para o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), que possibilita aos usuários organizarem suas visualizações, gráficos, relatórios e painéis é apresentado nesta tarde.

Nesta quinta-feira (18), das 8h às 12h, as apresentações serão na área de Gestão de Pessoas, e orientadas para órgãos e entidades do Poder Executivo, empresas públicas, fundações, autarquias e outros Poderes.

Comentários Facebook