Sesp promove palestra em atenção à saúde do homem

Palestra Saúde do Homem – Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT

Palestra Saúde do Homem

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Gerência de Saúde e Segurança (Gadss), ofereceu aos servidores na manhã desta sexta-feira (12.08) uma palestra sobre os cuidados com a saúde do homem.

A apresentação foi feita pelo mestre em Biociências Adilson Reis, que é graduado em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício, Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais, e Envelhecimento e Saúde.

Personal trainer há 13 anos, Adilson alertou os servidores sobre os riscos do sedentarismo e as doenças crônicas que ele provoca. “O homem se cuida menos que a mulher. Se observarmos as principais pesquisas de saúde, a população masculina é a que apresenta mais problemas relacionados a diabetes, obesidade, hipertensão e problemas na coluna”, destacou.

O palestrante chamou a atenção também para o descaso masculino com a manutenção da saúde, segundo ele, este é um processo cultural.

“Desde os primórdios, somos preparados para ser como ?pedra?. Ouvimos que homem não chora. Quando nascemos, permitimos que nossos pais nos levem ao médico até uma certa idade, depois julgamos desnecessário e daí passamos a não dar mais valor a qualquer dor ou desconforto, pensando que vai passar”, explicou Reis.

A apresentação tratou sobre temas cotidianos e dificuldades que desviam o interesse das pessoas pela prática de atividades físicas e de alimentação saudável. “Somos dados à praticidade. É mais fácil chegar do trabalho e comer pizza com refrigerante do que preparar uma comida e fazer um suco. Assim, também não temos energia para chegar depois de um dia de trabalho e praticar alguma atividade física”, disse.

Na avaliação do servidor Rodrigo Defanti, que trabalha no setor de transporte da Sesp, a oferta da palestra foi inovadora. “Pude entender melhor quais as principais doenças a que nós homens estamos vulneráveis. Eu gostei e pretendo colocar algumas ações em prática para melhorar minha saúde”.

Para o gerente de Saúde e Segurança, Eder Salvaterra, a palestra teve como foco a prevenção. “Acredito que conseguimos atingir um bom público e causar o efeito desejado, que era alertar para os cuidados preventivos e a manutenção da saúde do homem. Pude perceber que nossos servidores ficaram atentos às explicações”, avaliou.

O Secretário de Segurança, Rogers Jarbas, elogiou a iniciativa. “Todos os profissionais que atuam na Segurança Pública, seja na atividade fim ou na atividade meio, são extremamente importantes para que tenhamos os resultados desejados”, disse.

A atividade foi realizada também na manhã de quinta-feira (11.08) na unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Comentários Facebook