Mato Grosso

Sesp realiza 46 operações Lei Seca e prende 364 condutores por embriaguez em um mês

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou 46 operações da Lei Seca e prendeu 364 condutores por embriaguez ao volante em Mato Grosso, durante o mês de maio, no âmbito da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização sobre a segurança no trânsito e a redução de acidentes.

As ações integradas ocorreram nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Cáceres, Tangará da Serra, Barra do Garças, Nova Mutum e Alta Floresta.

Ao todo, foram realizados 6.476 testes de alcoolemia e removidos 1.759 veículos, entre carros e motocicletas. Também foram multados 759 condutores por dirigirem sob o efeito de álcool e 230 por se recusarem a realizar o teste do bafômetro.

Além disso, seis pessoas foram presas por adulteração de sinais identificadores de veículos, quatro por cumprimento de mandados de prisão e uma por porte ilegal de arma de fogo.

Como parte da campanha Maio Amarelo, a Sesp também participou da Operação Nacional, realizada entre a noite de sexta-feira (30.5) e a madrugada de sábado (1º.6). A ação ocorreu simultaneamente em oito municípios de Mato Grosso, com a atuação de 463 agentes de segurança pública e de fiscalização de trânsito.

VEJA TAMBÉM  Corpo de Bombeiros socorre mulher vítima de capotamento em zona rural de Lucas do Rio Verde

Nesta operação nacional, foram aplicados 1.019 testes de alcoolemia e removidos 272 veículos. No total, 76 pessoas foram presas por embriaguez ao volante, além de 166 condutores multados por dirigir sob o efeito de álcool e 51 por se recusarem a fazer o teste.

Ações educativas
Como parte das iniciativas da campanha Maio Amarelo, a Sesp promoveu uma ação educativa também em sua sede, com o objetivo de orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da Operação Lei Seca e as consequências da direção sob o efeito de álcool, utilizando simuladores e equipamentos de realidade virtual. A ação destacou ainda os riscos de acidentes, as penalidades previstas em lei e a importância da responsabilidade no trânsito para preservar vidas.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também realizou ações educativas durante todo o mês, com o objetivo de valorizar a vida e incentivar a adoção de comportamentos seguros nas vias urbanas e rurais. As principais ações realizadas ao longo do mês foram: Amigo da Rodada, pit stops educativos, pedal em alusão ao mês de conscientização e palestras em empresas privadas e escolas.

VEJA TAMBÉM  Seciteci prorroga prazo de inscrições de processo seletivo com 1.160 vagas para cursos técnicos

No interior, as ações foram realizadas pelas Ciretrans de Alto Garças, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Canarana, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Santa Rita do Trivelato, São Félix do Araguaia, Sinop, Sorriso, Tabaporã e Tangará da Serra.

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, tenente-coronel Monalisa Furlan, enfatizou a importância das ações educativas e de segurança pública para melhorar a segurança viária e reduzir os sinistros de trânsito.

“O número crescente de veículos em circulação exige ações firmes e contínuas. Em seis anos, a frota de Mato Grosso cresceu mais de 30%, passando de pouco mais de 2,1 milhões, em 2019, para aproximadamente 2,8 milhões em 2025. Esse aumento reforça a importância de conscientizar, fiscalizar e educar. As operações da Lei Seca são fundamentais para salvar vidas, e a vertente educativa tem sido prioridade: estamos nas ruas não apenas para fiscalizar, mas para transformar comportamentos e promover uma cultura de responsabilidade no trânsito”, afirmou.

VEJA TAMBÉM  Distribuição de mudas e fomento às novas tecnologias impulsionam a agricultura familiar em MT

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana