Setas leva serviços de cidadania para 2 mil pessoas no fim de semana

Jana Pessôa/Setas-MT

Cerca de 2.000 moradores de Cuiabá tiveram acesso a serviços de cidadania no último fim de semana (20 e 21.08) por meio de do programa “Ações Integradas de Cidadania”. Coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o objetivo da ação é levar serviços como documentação básica e orientação jurídica para a população em situação de vulnerabilidade.

No sábado (20.08) foram realizados 761 atendimentos no bairro Pedra 90, em parceria com o programa Justiça da Paz, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Já no domingo (21.08), foram 1.222 serviços prestados aos moradores do Dom Aquino.

O superintendente de Cidadania da Setas-MT, Juliano Rabelo, comenta a dimensão que o programa representa para a população em estado de vulnerabilidade social. “São pessoas que, se não fosse o programa, não conseguiriam ter acesso sequer à certidão de nascimento”, destaca.

Entre os serviços mais utilizados estão a plastificação de documentos, fotografia e declaração de hipossuficiência. Em parceria com outros órgãos foram oferecidos corte de cabelo, atividades lúdicas e emissão de CPF.

Ações Integradas

No primeiro ano da ação, mais de 30 mil pessoas em 86 municípios foram atendidas e conseguiram ter acesso pela primeira vez, por exemplo, à documentação básica, como o registro de nascimento.

Entre os serviços disponibilizados ainda estão a emissão de hipossuficiência, carteira de pescador (emitido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente), segundas vias da certidão de nascimento, casamento e óbito, além de palestras.

O público-alvo do programa são os mato-grossenses de todas as faixas etárias que vivem em situação de vulnerabilidade e em locais onde se verifica incidência de analfabetismo, desconhecimento da garantia dos direitos e deveres do cidadão.

Comentários Facebook