Geral

Setas leva serviços de cidadania para 2 mil pessoas no fim de semana

Publicado em

Jana Pessôa/Setas-MT

Cerca de 2.000 moradores de Cuiabá tiveram acesso a serviços de cidadania no último fim de semana (20 e 21.08) por meio de do programa “Ações Integradas de Cidadania”. Coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o objetivo da ação é levar serviços como documentação básica e orientação jurídica para a população em situação de vulnerabilidade.

No sábado (20.08) foram realizados 761 atendimentos no bairro Pedra 90, em parceria com o programa Justiça da Paz, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Já no domingo (21.08), foram 1.222 serviços prestados aos moradores do Dom Aquino.

O superintendente de Cidadania da Setas-MT, Juliano Rabelo, comenta a dimensão que o programa representa para a população em estado de vulnerabilidade social. “São pessoas que, se não fosse o programa, não conseguiriam ter acesso sequer à certidão de nascimento”, destaca.

Entre os serviços mais utilizados estão a plastificação de documentos, fotografia e declaração de hipossuficiência. Em parceria com outros órgãos foram oferecidos corte de cabelo, atividades lúdicas e emissão de CPF.

VEJA TAMBÉM  Personalidade que colabora com cultura pode ter título de embaixador

Ações Integradas

No primeiro ano da ação, mais de 30 mil pessoas em 86 municípios foram atendidas e conseguiram ter acesso pela primeira vez, por exemplo, à documentação básica, como o registro de nascimento.

Entre os serviços disponibilizados ainda estão a emissão de hipossuficiência, carteira de pescador (emitido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente), segundas vias da certidão de nascimento, casamento e óbito, além de palestras.

O público-alvo do programa são os mato-grossenses de todas as faixas etárias que vivem em situação de vulnerabilidade e em locais onde se verifica incidência de analfabetismo, desconhecimento da garantia dos direitos e deveres do cidadão.

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana