Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Setasc promove capacitações na Expedição SER Família no município de Barra do Garças

Publicado em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou a 10ª edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas no município de Barra do Garças (a 519 km de Cuiabá). Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a expedição capacitou 289 profissionais da rede socioassistencial da região. A ação ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro.

Durante a solenidade, os representantes dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Torixoréu também assinaram o Termo de Adesão ao Programa SER Família Mulher.

A secretária Coronel Grasi Paes Bugalho destacou a relevância do Programa SER Família Mulher durante evento em Barra do Garças. Representando a primeira-dama, ela transmitiu uma mensagem de apoio e reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso com a proteção das mulheres.

“A primeira-dama Virginia Mendes e o Programa SER Família representam um marco no fortalecimento das políticas públicas em favor das mulheres em situação de vulnerabilidade. É uma honra fazer parte dessa iniciativa que integra diferentes áreas para atender às especificidades das mulheres e promover a segurança e o empoderamento”, afirmou a coronel Grasi.

Ela também ressaltou a parceria com diversas instituições, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), para garantir a capacitação e o atendimento humanizado.

“A segurança pública é, muitas vezes, a porta de entrada para mulheres que buscam ajuda. Essa expedição é um exemplo de como o governo estadual e municipal podem trabalhar em conjunto para mudar a realidade dessas mulheres. Como poder público, temos o dever de propor soluções através de políticas públicas que atendam às necessidades da população. Como diz a primeira-dama Virginia Mendes, ‘ninguém faz nada sozinho’. Por isso, precisamos uns dos outros para promover a verdadeira integração e, juntos, mudar a realidade das mulheres que enfrentam a violência”, completou.

Foto: Josi Dias | Setasc-MT

VEJA TAMBÉM  Vice-governador cumpre agenda em Cáceres nesta sexta-feira (06)

O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, afirmou que a capacitação realizada foi fundamental para preparar os profissionais a oferecerem um atendimento e acolhimento mais eficaz às mulheres vítimas de violência doméstica.

“Trabalhar em rede pode ser um desafio para muitos, mas é uma tarefa possível quando cada um cumpre suas atribuições, age sem vaidade e, principalmente, ouve as pessoas e as demais instituições. Agradeço ao governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes por desenvolverem políticas públicas para a população, como a Expedição SER Família Mulher. Podem ter certeza que o município de Barra do Garças está comprometido em acolher as mulheres vítimas de violência. A partir de agora, quem ganha é a comunidade, especialmente as mulheres que necessitam do nosso apoio”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Coronel César Roveri, a parceria promovida com a Setasc tem com o objetivo oferecer capacitação aos operadores de segurança de toda a região. Ele destacou a importância desse treinamento para todos os profissionais envolvidos no atendimento a mulheres vítimas de violência e ressaltou que, muitas vezes, essas vítimas procuram ajuda não apenas pelas vias tradicionais, como delegacias e atendimento policial, mas também pelo Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência.

“Temos aqui profissionais de Barra do Garças e de toda a região para que possam aprender esse atendimento especializado e garantir acolhimento adequado às mulheres em situação de violência. Agradeço a todos que estão na linha de frente no dia a dia e que confiam no trabalho da Secretaria”, disse.

Foto: Josi Dias | Setasc-MT

O secretário também ressaltou o papel da primeira-dama Virginia Mendes que, desde o início, vem capitaneando ações em prol das causas sociais, como na habitação, na defesa da criança, do idoso, dos indígenas e, principalmente, da mulher.

VEJA TAMBÉM  Ciosp concede medalha do Mérito das Comunicações a 22 personalidades de Mato Grosso

“Ela é a grande idealizadora dessa Expedição e foi fundamental para a criação da Coordenadoria de Defesa da Mulher na Polícia Judiciária Civil e da Superintendência de Defesa da Mulher na secretaria”, finalizou cel. Roveri.

Estiveram presentes na solenidade a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Barra do Garças, Leila Batista; a secretária adjunta de Assistência Social da Setasc (Saas), Miranir Oliveira; a superintendente de Políticas Públicas da Setasc, Katiellen Martins; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Cenira Evangelista; a delegada da Delegacia Especializada da Defesa da Mulher de Barra do Garças, Luciana Cana Verde; o delegado Diretor do Interior da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), Walfrido Nascimento, entre outras autoridades.

Van – Programa SER Família Mulher

Durante a Expedição SER Família Mulher, a Van do programa realizou palestras e atendimentos para 110 mulheres do município nos bairros Vila Maria e Santo Antônio.

De acordo com Dani Francielly Lima Alves, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Casa da Família (CRAS), no bairro Santo Antônio, a expedição organizada em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso tem um impacto significativo para a região.

Formada em Direito e com dois anos de experiência na Assistência Social, Danny explicou que essa capacitação é essencial para fortalecer o atendimento em diversos setores, como assistência social, educação e saúde, áreas que estão diretamente ligadas ao atendimento ao público e, muitas vezes, às vítimas de violência.

“Essa capacitação que vem para os municípios é extremamente importante, pois abrange profissionais que estão na linha de frente e que conhecem de perto as famílias mais necessitadas, além de ajudar a direcionar os casos para as secretarias responsáveis”, afirmou.

Foto: Josi Dias | Setasc-MT

VEJA TAMBÉM  PM deflagra segunda semana da Operação Tolerância Zero com reforço de cerca de 200 policiais

A coordenadora destacou ainda a importância de integrar profissionais de várias áreas, como assistentes sociais, psicólogos e agentes de saúde, para que, juntos, possam oferecer um atendimento mais eficaz e acolhedor às vítimas de violência doméstica e famílias em situação de vulnerabilidade.

“Essa rede de apoio é essencial para nós e trará resultados positivos, melhorando o atendimento às vítimas de violência e fortalecendo a proteção social, não somente em Barra do Garças, mas também nos municípios vizinhos, como Pontal do Araguaia, Aragarças, Torixoréu e General Carneiro.”, concluiu Danny.

Gracilene Pereira Boas, moradora do bairro Santo Antônio, em Barra do Garças, compartilhou sua experiência como dona de casa e mãe de quatro filhos. Moradora de Barra do Garças há três anos, ela contou sobre a participação na roda de e ressaltou o quanto o encontro foi esclarecedor.

“Tirei muitas dúvidas, tanto minhas quanto das colegas ao meu lado. Agora, saio daqui sabendo que providências tomar e como ajudar outras pessoas, porque agora tenho esse conhecimento”, comentou, destacando a importância do acesso à informação.

Foto: Josi Dias | Setasc-MT

Mãe de dois meninos e duas meninas, Gracilene também refletiu sobre a criação dos filhos depois da palestra. Ela mencionou que essa nova perspectiva ajudará a criar um ambiente mais inclusivo para seus filhos.

“Abriu minha mente sobre educação, inclusive sobre o preconceito com cores. Antes eu tinha essa visão sobre rosa e azul, mas agora quero educar meus filhos de forma mais atual, sem preconceitos. A palestra me fez refletir em como educá-los, principalmente os meus meninos em relação ao respeito com as mulheres”, afirmou.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana