Setoriais preparam plano de controle interno para 2017

Ligiani Silveira – CGE/MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) reuniu nesta segunda-feira (29.08) gestores das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) para orientá-los acerca da elaboração do Plano Anual de Acompanhamento do Controle Interno (PAACI) do exercício de 2017. Trata-se do planejamento das atividades das Unisecis em cada órgão e entidade do Governo de Mato Grosso para o próximo ano. 

Na ocasião, o superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle da CGE, Norton Glay Sales Santos, reforçou a importância das Unisecis no apoio ao cumprimento da tarefa da Controladoria, de zelar pela legalidade, qualidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos no Governo do Estado. 

Tecnicamente subordinadas à Controladoria Geral, mas vinculadas aos respectivos órgãos e entidades somente para fins administrativos e funcionais, as Unisecis são células da CGE em cada pasta com o intuito de verificar a estrutura, o funcionamento, a segurança e a aderência às normas dos controles internos das atividades sistêmicas. 

As atividades sistêmicas são aquelas relativas ao apoio e aos serviços comuns (planejamento, orçamento, financeiro, contabilidade, patrimônio, aquisições, gestão de pessoal, etc.) para possibilitar a concretização de políticas públicas em todas as áreas.

Fundamentação

O PAACI tem como parâmetros os apontamentos da CGE-MT e dos órgãos de controle externo, tais como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) etc, para melhorias de procedimentos nas áreas de planejamento e orçamento, aquisições, gestão financeira, contabilidade, gestão de pessoas, patrimônio, apoio logístico, convênios e controle interno. 

“As atividades para o próximo exercício são definidas por hierarquização de riscos com base nos apontamentos dos órgãos de controle e em entrevistas com os gestores de cada pasta”, disse a analista administrativa, Silvania Regina de Oliveira Galindo, uma das instrutoras da capacitação e a quem coube discorrer sobre a metodologia para elaboração do documento. 

Os PAACIs devem ser encaminhados até dia 31 de outubro à CGE. Orientações de como elaborar o planejamento podem ser consultadas no site da CGE (www.controladoria.mt.gov.br), no menu superior “Auditoria e Controle”.

Comentários Facebook