Sistema Penitenciário de MT recebe doação de 100 computadores do TCE


O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, receberam do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Guilherme Maluf, a doação de 100 computadores para o Sistema Penitenciário de Mato Grosso. O termo de doação foi assinado nesta segunda-feira (30.11), na sala da presidência do TCE.

Os equipamentos, que já vêm com webcam e prontos para a utilização, serão direcionados às unidades penais de médio e grande portes, a exemplo das penitenciárias e dos Centros de Detenção Provisória (CDPs), onde há maior demanda pela utilização. Com isso, 80% da população carcerária será beneficiada.

Os computadores serão usados para a realização de videoconferências, audiências online, aulas e visitas virtuais. De acordo com o governador Mauro Mendes, eles não servirão só neste momento de pandemia, mas fazem parte de uma nova realidade defendida pela atual gestão de que a tecnologia tem que chegar também ao sistema prisional.

Na oportunidade, o governador utilizou como exemplo o raio 6 da Penitenciária Central do Estado (PCE), recém-inaugurado, e de como a tecnologia empregada na nova ala irá beneficiar não só a população carcerária, mas também os servidores que atuam no sistema. A mesma realidade também será empregada na construção de um raio de segurança máxima na unidade.

“Agradecemos muito ao presidente e ao TCE por essa contribuição ao nosso sistema prisional, que vive um novo momento de evolução, de melhoria em sua infraestrutura, de criar de melhores condições para que as penas aplicadas aos cidadãos que descumpram a lei sejam efetivamente cumpridas em todo o estado”, agradeceu Mendes.

O presidente do TCE, conselheiro Guilherme Maluf, fez questão de frisar que o órgão está de portas abertas para novas parcerias com o Governo do Estado e que enxerga com bons olhos essa união de forças, já que quem ganha é a sociedade.

“Nós estamos doando esses computadores, já que o secretário Alexandre Bustamante e o desembargador Orlando Perri estão atuando no desenvolvimento de espaços para que os presos possam ser capacitados, possam aprender e se comunicar com suas famílias, humanizando assim o sistema prisional mato-grossense”, disse Maluf.

Já para o secretário Alexandre Bustamante, a parceria vai gerar mais dignidade, além de ser mais uma possibilidade de ressocialização dos recuperandos do sistema.

“Não é a primeira parceria com o Tribunal de Contas, mas é uma grande parceria. É a evolução da área digital do sistema, são salas de aulas, são videoconferências, é a ressocialização cada vez melhor. Essa parceria demonstra que o Poder Público está focado na meta de melhorar a ressocialização do reeducando, para que ele volte para a sociedade melhor”, pontuou Bustamante.

Também participaram do encontro o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, e o conselheiro interino Luiz Carlos Pereira.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook