Geral
Últimos dias de inscrição para o Programa Parlamento Juvenil do Mercosul
Jovens matriculados no 1º e no 2º ano do Ensino Médio regular ou Ensino Técnico Integrado à Educação Profissional de escolas públicas estaduais ou federais podem se inscrever para concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) até o dia 05 de setembro. O processo seletivo resultará na eleição dos 27 Parlamentares Juvenis que representarão todas as unidades da federação.
Para participar do processo seletivo, além da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios descritos no edital, o estudante também deverá elaborar um projeto de protagonismo juvenil que contemple a sua realidade local. A documentação terá de ser enviada à instituição na qual o candidato esteja matriculado via Correios ou e-mail.
Em 2016, o PJM traz o tema “O ensino médio que queremos” e tem como principal objetivo promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas da educação, como a inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
Durante o biênio 2016/2018, os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados irão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao Mercado Comum do Sul (Mercosul).
No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Esse último é responsável pela condução do processo seletivo de estudantes do Ensino Médio regular.
Resultado
Na primeira etapa da seleção, com resultado previsto para 15 de setembro, cada Secretaria de Educação e Instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica irão realizar uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos, considerando os critérios: originalidade, justificativa, relevância para a comunidade escolar, viabilidade de realização, linguagem e estruturação, predefinidos pelo Ministério da Educação (MEC).
No dia 20 de setembro, o MEC dará início à segunda etapa com a abertura do processo eleitoral democrático para a escolha dos parlamentares juvenis do Mercosul. A partir desta data, os candidatos terão seus perfis e projetos divulgados em um portal da internet e também poderão promover suas candidaturas nas redes sociais. A eleição será online, no período de 17 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado no dia 31 de outubro.
Após o pleito, os estudantes eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil, cujas datas, locais e cronograma serão divulgados posteriormente. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.
Para mais informações, favor contatar:
Ministério da Educação – Assessoria Internacional – Núcleo de Américas
Esplanada dos Ministérios Bloco L 8º andar sala 827
Brasília DF- Brasil – CEP: 70047-900
Telefones: +55 61 2022 7885 ou 2022 7813
Fax: +55 61 2022 7879
E-mail: [email protected]
-
Agricultura6 dias ago
Ribeirão Preto prepara o Agrishow 2025
-
Política Cuiabá7 dias ago
Vereadora Katiuscia lidera campanha para ajudar afetados pelas chuvas em Cuiabá
-
Mato Grosso5 dias ago
Ciopaer realiza transferência de paciente de Salto do Céu para Cáceres
-
Várzea Grande6 dias ago
Flávia promove reunião inédita com a equipe de manobra do DAE
-
Várzea Grande5 dias ago
Unidades de Saúde de Várzea Grande voltam a fazer coleta de sangue
-
Várzea Grande5 dias ago
Pela primeira vez, Várzea Grande passa a integrar efetivamente Consórcio Intermunicipal de Saúde
-
Entretenimento7 dias ago
É fã de Harry Potter? Evento gratuito do bruxinho começa nesta terça (14) em Cuiabá
-
Mato Grosso6 dias ago
Polícia Civil e Corpo de Bombeiros localizam mais uma ossada em cemitério clandestino