Geral

Um passeio ao Pantanal sem sair da Casa Brasil

Publicado em

Quem passou pelo armazém 2 da Casa Brasil nesta sexta-feira (12) fez uma viagem ao Centro-Oeste. Desde a manhã, o público pôde ver a exposição de fotos “Dois estados, um só destino: Pantanal”, que mostrou a fauna e a flora do Pantanal, e ainda vídeo-aulas de culinária, apresentações musicais e de dança. Índios Paresí também fizeram bastante sucesso e posaram para fotografias com dezenas de pessoas.

Adilson Rikibatsa Musuiwane, da aldeia Bocaiuval, e Roni Walter Azoinayce Paresi, da aldeia Wazare, divulgaram o roteiro do etnoturismo em Mato Grosso, que percorre as aldeias da Rota Parecis, onde o turista pode ver de perto a cultura indígena, com seus costumes, rituais e brincadeiras. Adilson e Roni são líderes no movimento de preservação da cultura indígena em sua região.

Em seguida, o chef de cozinha Paulo Machado falou sobre os sabores pantaneiros e ensinou a preparar o macarrão de comitiva, em sessões ao longo do dia. Outro a ensinar parte dos seus segredos foi o artesão de violas de cocho Alcides Ribeiro, que mostrou como se fabrica o instrumento. A viola de cocho é considerada patrimônio histórico imaterial no Brasil desde 2004 e tem esse nome porque é esculpida em tronco de madeira inteiriço, assim como se fazem os cochos, utilizados para servir alimentação para animais no Pantanal.

VEJA TAMBÉM  Workshop “III DNA da Elegância” promove treinamento sobre imagem, postura e autoconfiança

A apresentação teve como pano de fundo canções do Siriri e do Cururu, de origem indígena, apresentadas pelo tradicional grupo Flor Ribeirinha, que há 23 anos ajuda a manter viva a cultura do Pantanal.

Visita do ministro

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, disse estar emocionado após o trabalho de planejamento anterior aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. “Fizemos tudo para termos condições de ver as raízes brasileiras, do Pantanal. Lutamos muito para mostrar esse Brasil. Esse aqui é o resultado”, comemorou.

Já o secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro considerou que a vinda para a Casa Brasil não tem preço. “São milhares de pessoas conhecendo nossa cultura, as riquezas naturais, a nossa culinária. São pessoas dos quatro cantos do mundo”, afirmou.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, festejou a chance de expor o estado. “Estamos muito contentes com o convite para trazer nossas belezas, falar da nossa história, da nossa música. É muito importante para o desenvolvimento do nosso turismo”, declarou. 

VEJA TAMBÉM  Ingressos para a 57ª Expoagro Cuiabá já estão à venda
Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana