Várzea Grande busca apoio técnico da CGE-MT para aquisição de software

Ligiani Silveira – CGE/MT

A experiência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) em auditoria e controle na área de aquisição de bens e serviços de tecnologia da informação levou equipe da Prefeitura de Várzea Grande a buscar apoio técnico do órgão quanto ao processo licitatório para aquisição de licença de uso de software para as atividades administrativas do município. 

Para esta finalidade, o secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, recebeu nesta terça-feira (02.08), na sede da CGE-MT, em Cuiabá, a secretária Municipal de Administração, Vivian Arruda, o secretário Municipal de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves Neto, e respectivas equipes técnicas. 

Após incursão semelhante no Tribunal de Contas do Estado (TCE), os visitantes buscaram também orientação da CGE-MT acerca da licitação em andamento pela Prefeitura para contratação de sistemas corporativos governamentais, ainda que a Controladoria seja um órgão coordenador da atividade de controle interno no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, sem governabilidade sobre os municípios. 

Segundo a secretária Municipal de Administração, Vivian Arruda, a ideia, com a visita à CGE, foi dialogar sobre as melhores práticas de aquisições públicas para este caso, tendo em vista a expertise da CGE na área. 

Fortalecimento 

Outro assunto da reunião foi a reestruturação da Controladoria Geral do Município de Várzea Grande. Os visitantes também solicitaram apoio técnico da CGE nesse processo, mediante compartilhamento de experiências. 

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, contextualizou que essa integração está alinhada ao fortalecimento dos controles internos dos municípios, um dos eixos de ações da Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso, organização da qual a CGE-MT é integrante. 

A Rede de Controle é uma articulação que congrega 14 organizações públicas das esferas federal e estadual com atuação nas áreas de controle e fiscalização. São elas: Advocacia Geral da União (AGU), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), CGE-MT, Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral do Município de Cuiabá (CGM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT), Ministério Público de Contas (MPC), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Receita Federal do Brasil (RFB), TCE e Tribunal de Contas da União (TCU).

Comentários Facebook