Várzea Grande

Várzea Grande discute fortalecimento do SUS em Conferência Municipal de Saúde  

Publicado em

“A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas estamos fazendo uma série de planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”

A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quinta-feira (30), a 9° Conferência Municipal de Saúde que nesse ano traz o tema “100% SUS”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é realizado no auditório do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Conforme a subsecretária de Saúde, Érika Carvalho, destacou que a Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. “Estamos discutindo com o Conselho Municipal, servidores e munícipes que são usuários do SUS, caminhos e assim, propor melhorias e fortalecimento do sistema municipal de saúde. A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas a gente está fazendo planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é importante a gente ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”, conta.

VEJA TAMBÉM  Serviços de zeladoria chegam hoje a mais de 20 bairros

O assessor de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado, aponta que na Conferência estão sendo debatidos três eixos: Financiamento do SUS; Direitos e garantias dos usuários do SUS; Mobilização e participação social em defesa do SUS.

“É fundamental esse diálogo. Vamos falar dos avanços e ver o que podemos melhorar, pois a saúde é muito dinâmica, muda a todo momento. Estamos avançando com diversas ações, como o Fila Zero, ampliação de horários de atendimentos, equipando as unidades, entre outras ações, mas, com toda certeza, vamos avançar ainda mais”, disse Delgado.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, falou sobre a importância da discussão. “Aqui estão todos os participantes do SUS: Poder Público, servidores, Conselho Municipal e sociedade. A discussão é fundamental para criarmos alternativas e propostas para o fortalecimento do sistema público de saúde”, declara.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Dr. Miguel Júnior (Cidadania), parabenizou a organização. “Fico feliz em ver uma reunião como essa para discutir um tema fundamental: saúde pública. A Comissão de Saúde da Câmara, formada por mim, vereador Enfermeiro Emerson e vereador Alessandro Moreira está à disposição para colaborar e para fortalecer a saúde várzea-grandense”, destaca.

VEJA TAMBÉM  Recepção especial à paratleta Ana Beatriz

Após palestras, oficinas, grupos de trabalho, haverá a plenária final, com apresentação e votação das propostas construídas coletivamente ao longo do dia.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue Reading

GRANDE CUIABÁ

POLÍCIA

MATO GROSSO

ESPORTES

Mais Lidas da Semana