Várzea Grande
Várzea Grande discute fortalecimento do SUS em Conferência Municipal de Saúde
“A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas estamos fazendo uma série de planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta quinta-feira (30), a 9° Conferência Municipal de Saúde que nesse ano traz o tema “100% SUS”. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é realizado no auditório do bloco D do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).
Conforme a subsecretária de Saúde, Érika Carvalho, destacou que a Conferência é um grande momento de diálogo, escuta e construção coletiva. “Estamos discutindo com o Conselho Municipal, servidores e munícipes que são usuários do SUS, caminhos e assim, propor melhorias e fortalecimento do sistema municipal de saúde. A gente pegou uma saúde com dificuldade, mas a gente está fazendo planejamentos para poder atender a toda a população. Então, é importante a gente ter essa discussão, chamar a sociedade, as autoridades, para que possamos trazer mais melhorias, mais ações e mais políticas públicas para o município”, conta.
O assessor de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Hozano Delgado, aponta que na Conferência estão sendo debatidos três eixos: Financiamento do SUS; Direitos e garantias dos usuários do SUS; Mobilização e participação social em defesa do SUS.
“É fundamental esse diálogo. Vamos falar dos avanços e ver o que podemos melhorar, pois a saúde é muito dinâmica, muda a todo momento. Estamos avançando com diversas ações, como o Fila Zero, ampliação de horários de atendimentos, equipando as unidades, entre outras ações, mas, com toda certeza, vamos avançar ainda mais”, disse Delgado.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joilson Ruas, falou sobre a importância da discussão. “Aqui estão todos os participantes do SUS: Poder Público, servidores, Conselho Municipal e sociedade. A discussão é fundamental para criarmos alternativas e propostas para o fortalecimento do sistema público de saúde”, declara.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Dr. Miguel Júnior (Cidadania), parabenizou a organização. “Fico feliz em ver uma reunião como essa para discutir um tema fundamental: saúde pública. A Comissão de Saúde da Câmara, formada por mim, vereador Enfermeiro Emerson e vereador Alessandro Moreira está à disposição para colaborar e para fortalecer a saúde várzea-grandense”, destaca.
Após palestras, oficinas, grupos de trabalho, haverá a plenária final, com apresentação e votação das propostas construídas coletivamente ao longo do dia.
Galeria de Fotos (12 fotos)
-
Geral6 dias agoNeve em Cuiabá: Papai Noel chega com espetáculo e inaugura o Natal do Goiabeiras neste sábado (8)
-
Artigos6 dias agoO autocuidado começa muito antes do diagnóstico
-
Curtinhas6 dias agoIgreja Batista doa quase R$ 1 milhão para casa de pastor jubilado e causa polêmica
-
Artigos6 dias agoO verdadeiro Robin Hood às avessas
-
Geral3 dias agoBFB Foods aposta em inovação e lança novo sabor durante a Expoind 2025
-
Artigos3 dias agoConcorda com a renovação por mais 30 anos da Energisa em MT?
-
Artigos3 dias agoBlack Friday: oportunidade de vender mais e conquistar melhor
-
Artigos6 dias agoPODER LEGIFERANTE


