Vereadora de Cuiabá visita Centro João Ribeiro e conhece as ações de inclusão desenvolvidas em Várzea Grande


A vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (DEM) visitou o Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”,  na manhã desta segunda-feira, 29,  para conhecer o trabalho desenvolvido no órgão voltado a inclusão e a educação especial da Rede Municipal de Várzea Grande.

Recebida pelo secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, juntamente com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho e pela coordenadora-geral do Centro, Benedita Loadir Pereira Leite, a vereadora acompanhou de perto um pouco da rotina dos estudantes e da equipe técnica composta por professores, psicólogos e fisioterapeutas.

O secretário Silvio Fidelis destacou que o Centro é referência em Mato Grosso com atividades para crianças que apresentam autismo, síndrome de Down, deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual e outros transtornos de hiperatividade (TDH), transtorno de leitura e escrita (Dislexia) e transtorno de aprendizagem. Esses alunos recebem atendimento especializado nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social e Psicomotricidade Aquática.

Fidelis observou que antes da pandemia, o centro atendia cerca de 450 alunos. Após as restrições impostas durante este período, os atendimentos do Centro João Ribeiro estão sendo retomados seguindo os protocolos de biossegurança e para o ano que vem existe a possibilidade da retomada gradativa das ações. “Durante o período mais crítico da pandemia, a estratégia adotada foi o programa de visitas agendadas às famílias dos alunos inclusos no sentido de levar o acolhimento para reforçar o vínculo entre estudantes e a equipe de profissionais do Centro”,  explicou.

Para 2022, a expectativa é a ampliação do atendimento para a educação especial através das salas de recursos multifuncionais que estão sendo instaladas em várias unidades educacionais da rede municipal de Várzea Grande.

A vereadora Michelly agradeceu o secretário Silvio Fidelis pela oportunidade da visita, parabenizou a equipe de profissionais do Centro João Ribeiro e disse que ficou impressionada com a estrutura, com a gestão e com as ações que são desenvolvidas para o acolhimento e inclusão dos alunos especiais da rede pública. “Vou sair daqui com o compromisso de fazer uma indicação ou um anteprojeto para que Cuiabá possa ter um local que atenda as crianças e adolescentes com tanta atenção, carinho e profissionalismo como este aqui em Várzea Grande. Vocês realmente estão de parabéns”,  declarou.

Comentários Facebook