Vice-prefeito participa de missa em homenagem ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá


Davi Valle

Clique para ampliar

O vice-prefeito José Roberto Stopa, acompanhado da esposa Marialice Mundim, e da Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, participaram da Santa Missa em homenagem ao padroeiro da cidade Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A Celebração Eucarística aconteceu no domingo (26), na Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus.

Durante a procissão inicial o vice-prefeito devolveu o manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus, que havia recebido simbolicamente entregue ao prefeito Emanuel Pinheiro e para a primeira-dama Márcia na última semana, com a tradição para que o Bom Jesus interceda pelo município e guiasse as ações dos gestores.

Para Stopa, esta é uma das maiores tradições de Cuiabá e na condição de vice-prefeito teve a honra de representar Emanuel e devolver o manto sagrado. “Falar da fé pelo Senhor Bom Jesus é contar um pouco da história de Cuiabá e a prefeitura procura sempre valorizar esses eventos que fazem parte da nossa cultura, da nossa tradição. Desejo que o Senhor Bom Jesus possa derramar as bênçãos sobre nossa cidade”, afirmou.

De acordo com o curador da Catedral Basílica, Pe. Deusdédit Monge, o “Bom Jesus”, significa que ele é o poço inesgotável de bondade, de onde jorra a agua da misericórdia para todos aqueles que o invoca. O padre ainda destaca que o “Bom” Jesus cuja expressão de dor, de amor e resignação, infunde ânimo e coragem ao povo.

“Nas adversidades que atormentaram o povo cuiabano no passado, como por exemplo: a guerra do Paraguai, com a consequente epidemia da varíola (1867), da Cólera (1887), da gripe espanhola (1919) e, atualmente, a pandemia do Novo coronavírus, a Catedral e a Capela do Senhor Bom Jesus, ao lado do presbitério, se transformaram em refúgios, “oásis” de espiritualidade e orações, aos que a buscam com confiança. O Bom Jesus, do alto do seu trono sagrado, continua abençoando este povo amável, acolhedor e fervoroso de espírito”, pontuou.

Segundo a Secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob, a festa do Senhor Bom Jesus é uma das datas mais esperadas pela cuiabania, uma festa tradicional, uma devoção que passa de pai para filho.

“Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá é um exemplo da crença religiosa, das tradições culturais de nossa gente, do amor do povo cuiabano ao seu padroeiro, a quem recorrer em todos os momentos da vida, seja naqueles de felicidade, ou nas dificuldades”, finaliza.

Promovida anualmente, a festividade foi retomada há mais de cinco anos e oferece aos fiéis uma programação especial durante praticamente todo o mês de setembro. Porém durante a pandemia, a quermesse que acontecia na Praça Alencastro e a grandiosa procissão foram canceladas.

Comentários Facebook