Visita ao Arquivo Público contribui com estudos de estudantes do IFMT

Estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do campus de Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste conheceram, na última quinta-feira (11.08), a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, vinculada à Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT). Os visitantes foram orientados sobre o trabalho realizado pela instituição na gestão documental do Poder Executivo do Estado, aprenderam sobre as técnicas de organização e preservação dos registros históricos e tiveram contato com documentos escritos e fotográficos.

Os alunos fazem parte de um projeto de pesquisa sobre a história e cultura de povos tradicionais da fronteira do Oeste de Mato Grosso. O estudo, liderado pelas professoras do IFMT, Manuela Arruda e Hebe Monteiro, alia as disciplinas de História e Biologia na análise de etnias, como a dos Chiquitanos (índios) e dos Quilombolas (descendentes de negros escravizados). Estudantes com origem nessas duas culturas compõem o grupo de pesquisa.

“A ideia dessa visita é que eles entendessem na prática aquilo que estudaram”, afirmou a professora de História, Manuela Arruda. “Esses jovens devem compreender que aquela foto antiga guardada em casa também é um registro histórico, e que os acontecimentos que os antepassados contavam podem ser comprovados, por meio de vários formatos de documentos”.

Fonte de pesquisa

O que chamou a atenção do estudante Rômulo Cavalcanti, de 15 anos, foi a possibilidade de o público ter acesso às informações e a maneira que elas são organizadas. Já a professora de Biologia, Hebe Monteiro, ficou surpresa com a quantidade de pesquisas que podem ser feitas em diversas áreas. “Não existe a fragmentação do conhecimento, tudo caminha junto, a biologia também caminha junto com a história”. Segundo a bióloga, é possível acompanhar as alterações de um ecossistema por meio de registros presentes em um arquivo público.

Os visitantes receberam orientações dos servidores do Arquivo Público, Flávio Nascimento, do gerente de Atendimento Waltemberg Santos, do gerente de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki e da superintendente, Vanda da Silva.

Comentários Facebook