Wancley propõe Jogos Universitários Mato-grossenses em calendário oficial do estado

Tramita na Assembleia Legislativa a proposta de inclusão dos Jogos Universitários Mato-grossenses (Jum's), no calendário oficial de eventos do Estado. A matéria, apresentada pelo deputado Wancley Carvalho (PV), já foi aprovada em primeira votação, e está apta para segunda apreciação, em Plenário.

Caso o projeto de lei nº 264/2016 receba  a maioria de votos dos deputados, a proposta segue para sanção do governo. Segundo Wancley, a regularidade da realização dos jogos universitários ajuda a impulsionar a prática esportiva em Mato Grosso.

“Precisamos oficializar a realização dos Jogos Universitários Mato-grossenses. Uma vez que eles contribuem, decisivamente, para o bem estar físico e psíquico; e justamente o universitário depende tanto desse rendimento. Pesquisam revelam que essa interação é fundamental”, pontuou Wancley.

Os Jum's são realizados anualmente, desde 2005, pela Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (Fmeu). Em média, cerca de mil acadêmicos participam a cada edição, e disputam entre si 15 modalidades distintas.

O evento também funciona como etapa seletiva para os Jogos Universitários Nacionais. “Além do benefício da prática esportiva, os jogos contribuem, significativamente, para interação, turismo e fortalecimento da economia”, finalizou o parlamentar.

Jogos Universitários Brasileiros

Mato Grosso vai sediar pela primeira vez os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento será realizado em Cuiabá, do dia dois a 13 de novembro, e vai reunir cerca de cinco mil atletas. A expectativa é de um incremento na economia de pelo menos R$ 5,5 milhões.

Fonte: AL MT
Comentários Facebook