Policial
Ação integrada fiscaliza estabelecimentos com suspeitas de furto de energia em VG
Quatorze pessoas foram detidas durante trabalho de fiscalização realizado pela Polícia Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica, e a concessionária de energia de Mato Grosso, na quinta-feira (7.5), em Várzea Grande.
A ação faz parte da Operação Energia Limpa, realizada de forma contínua com foco no enfrentamento às fraudes e irregularidades no consumo de energia elétrica no estado.
As equipes fiscalizaram 15 locais em diferentes bairros de Várzea Grande, previamente mapeados pelas forças de segurança e pelos setores técnicos da concessionária. Foram alvos distribuidoras, mercearias, lava-jatos, borracharias, empresas de reciclagem e estabelecimentos situados na região do Zero KM.
Nos endereços foram constatadas irregularidades configurando o crime de furto de energia. Ao todo 14 pessoas foram encaminhadas à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Várzea Grande.
A operação mobilizou mais de 70 profissionais, entre policiais civis, peritos oficiais e equipes técnicas da Energisa.
Conforme a Polícia Civil, ligações clandestinas direto da rede da concessionária sem medidor, ou a manipulação do relógio de luz para reduzir o registro de consumo, é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
Além de causar prejuízos financeiros e impactos diretos na qualidade do fornecimento, as ligações clandestinas representam riscos à segurança da população, podendo provocar acidentes, curtos-circuitos e incêndios.
O gerente de combate a perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima, destacou a importância da atuação integrada no enfrentamento às fraudes e reforçou o papel da parceria entre os órgãos envolvidos.
“Essa atuação conjunta tem sido fundamental para ampliar a eficiência das fiscalizações e garantir resultados expressivos no combate ao furto de energia. É uma ação que protege a população, combate a ilegalidade e contribui diretamente para a segurança e a qualidade do fornecimento de energia”, afirmou.
A Energisa reforça que o furto de energia é crime e orienta a população a denunciar irregularidades de forma anônima pelos canais oficiais das forças de segurança e da concessionária.
As denúncias podem ser realizadas pelos telefones 197, 190 e 181.
Com informações da Energisa
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Policial6 dias agoPolícia Militar apreende 465 quilos de pescado ilegal e prende homem em Várzea Grande
-
Policial4 dias agoPolícia Militar e PRF apreendem R$ 300 mil em frascos de Monjauro e prendem casal por contrabando
-
Várzea Grande6 dias agoProfessora personaliza cadernos com imagem e nome do aluno para despertar o interesse pela leitura
-
Policial7 dias agoPolícia Civil leva debate sobre bullying, ciberbullying e radicalização misógina às escolas de Cuiabá
-
Mato Grosso5 dias agoPoliciais da Rotam salvam bebê de 20 dias após engasgamento em Juína
-
Mato Grosso5 dias agoPolícia Civil prende dois suspeitos e apreende sete armas de fogo em Nova Lacerda
-
Política Cuiabá6 dias agoPrefeito entrega revitalização do Centro Comunitário e anuncia novo posto de saúde no bairro Cidade Verde
-
Várzea Grande6 dias agoGuarda Municipal apreende motocicleta furtada e conduz adolescente à Central de Flagrantes

