Mato Grosso
Mato Grosso consolida safra 25/26 com produção recorde e mantém liderança na soja há 26 safras
Mato Grosso consolidou a safra 2025/26 de soja com o melhor resultado de sua história e manteve, pela 26ª safra consecutiva, a liderança nacional na produção da oleaginosa. O estado ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro desde a safra 1999/00.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Mato Grosso produziu 51,6 milhões de toneladas de soja nesta safra 2025/26, volume superior às 51,3 milhões de toneladas registradas na temporada anterior, representando crescimento de 0,6%.
A área cultivada acompanhou a tendência de expansão e chegou a 13,0 milhões de hectares, ante 12,7 milhões de hectares na safra 24/25, representando um avanço de 2,1%. A produtividade média atingiu 3,97 toneladas por hectare.
Os números ressaltam a posição de Mato Grosso como o maior produtor de soja do Brasil. O estado foi responsável por 28,8% de toda a produção nacional na safra 25/26, consolidando sua importância estratégica para o agronegócio brasileiro, tanto no abastecimento interno quanto nas exportações brasileiras do grão.
Os reflexos da safra recorde se estendem ao mercado de trabalho. Somente em janeiro de 2026, a cultura da soja gerou 7.505 empregos formais em Mato Grosso, o equivalente a 72% de todas as vagas criadas na agropecuária estadual no mês, segundo dados do Caged, compilados pelo DataHub MT, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Para a secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa, a safra 25/26 confirma o lugar de Mato Grosso no topo da produção agrícola mundial. Com 51,6 milhões de toneladas de soja colhidas, se Mato Grosso fosse um país, figuraria entre os três maiores produtores agrícolas do planeta.
“Alcançar esse resultado é histórico. Não só pelo volume em si, mas pelo que ele representa. É uma combinação de expansão de área, produtividade e tecnologia trabalhada ao longo de anos. E o que torna esse recorde ainda mais significativo é que ele se traduz em resultado concreto para as pessoas, são empregos gerados e renda circulando nas cidades”, afirmou.
Fonte: Governo MT – MT
-
Policial5 dias agoPolícia Militar e PRF apreendem R$ 300 mil em frascos de Monjauro e prendem casal por contrabando
-
Mato Grosso6 dias agoPoliciais da Rotam salvam bebê de 20 dias após engasgamento em Juína
-
Mato Grosso6 dias agoPolícia Civil prende dois suspeitos e apreende sete armas de fogo em Nova Lacerda
-
Geral5 dias agoEncontro Estadual dos Serviços de Inspeção Municipal terá início nesta terça-feira na AMM
-
Várzea Grande6 dias agoVárzea Grande terá 13 cursos gratuitos para produtores rurais em maio
-
Mato Grosso5 dias agoPolícia Civil prende enteado por injúria e ameaça contra madrasta em Porto Esperidião
-
Várzea Grande5 dias agoCandidatos podem entrar com recursos contra resultado preliminar do processo seletivo de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias agoVárzea Grande entra no mês de aniversário com tradição e fé na Festa de Nossa Senhora da Guia

