Politica MT
Ministro firma apoio a implantação de novo curso de medicina para MT; agora em Sinop

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu nesta quarta-feira, 2, apoio a implantação de um novo curso de medicina para Mato Grosso; agora, na cidade de Sinop, no Norte do Estado. Em reunião com o senador Jayme Campos (União-MT), o ministro se comprometeu a dar prioridade na avaliação do pedido encaminhado pela Faculdade de Ciências da Saúde Oswaldo Fortini, que já conta com o curso de Saúde Coletiva no município. Uma vez implantado, o curso de medicina ofertará 60 vagas.
Jayme Campos argumentou ao ministro Padilha que o novo curso deverá atender uma forte demanda de estudantes, que buscam essa formação acadêmica “em uma das regiões mais promissoras do Brasil”. Ele ressaltou que a expansão econômica e demográfica do Norte do Estado registra índices impressionantes, atraindo também pessoas de diversas regiões do Brasil.
Conforme o projeto apresentado pela Faciso Sinop, o curso deverá dispor de 37 docentes para os três primeiros anos, com 89% deles com titulação ‘stricto sensu’ obtidas em programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. A infraestrutura física também dispõe de todos os espaços e insumos para operacionalização do curso em alto nível.
Durante a conversa, o ministro cumprimentou o senador Jayme Campos pelos esforços em garantir cursos superiores nas áreas médicas para Mato Grosso. No ano passado, Campos trabalhou para que fosse autorizada a implantação do curso de Medicina em Barra do Garças, o primeiro da região do Vale do Araguaia. Uma das grandes reivindicações dos estudantes da região, esse curso representa um salto de qualidade no ensino superior, indo ao encontro da política de interiorização dos cursos de graduação no país.
“É muito importante termos condições de oferecer aos nossos alunos a possibilidade de cursarem a graduação sem que tenham que se deslocar para outras cidades e tenho certeza de que, no futuro, veremos os resultados positivos desta medida. A formação dos nossos jovens está dentro da prioridade do meu mandato” – disse.
Em seu primeiro mandato, Jayme também trabalhou para a ampliação do número de vagas do curso de medicina em Mato Grosso. Junto ao então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, Jayme viabilizou a implantação do curso na Universidade de Várzea Grande (UNIVAG) e a inclusão de 60 novas vagas no curso de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.
Ainda como governador, em 1993, Jayme também foi responsável pela criação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que hoje oferece mais de 35 cursos de graduação em 13 campi, além de mestrado e doutorado. “Eu tenho compromisso com a educação porque sei da sua importância na vida de uma pessoa, por isso, em toda minha vida pública apoiei a pauta do ensino de qualidade para nossa população”, afirmou.
-
Policial3 dias ago
Polícia Civil de MT cumpre 55 mandados contra grupo criminoso interestadual atuante com tráfico de drogas
-
Várzea Grande5 dias ago
Projeto encerra com balanço positivo e aquecimento da economia local em Várzea Grande
-
Várzea Grande5 dias ago
Guarda Municipal lança registro de boletins de sinistros de trânsito de forma online
-
Várzea Grande5 dias ago
DAE revoluciona atendimento com novo call center focado no cidadão
-
Politica MT3 dias ago
Lúdio destaca importância de manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
-
Várzea Grande5 dias ago
Flávia Moretti conhece projeto e propõe alterações para modernizar empreendimento
-
Politica MT4 dias ago
Wilson Santos e Flávia Moretti unem forças por recursos e discutem sobre hidrelétricas no rio Cuiabá
-
Curtinhas4 dias ago
Flávia e Tião anunciam grande concurso público em VG