Várzea Grande
Projeto “Vivências que Encantam” promove atividades lúdicas e estimula o desenvolvimento das crianças
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Leuby Corrêa da Costa Barros adotou o projeto “Vivências que Encantam”, iniciativa que vem transformando a rotina pedagógica das crianças por meio da interatividade e do movimento corporal. Desenvolvido em parceria com a Superintendência de Esporte, o projeto promove, a cada 15 dias, momentos voltados a atividades recreativas, orientadas e estimuladas por profissionais de Educação Física, ampliando as experiências de aprendizagem no ambiente escolar.
A diretora da unidade infantil, Berenice do Espírito Santo, destacou que a iniciativa utiliza o brincar lúdico como ferramenta para o desenvolvimento integral na primeira infância. Sob a supervisão dos profissionais de Educação Física, as crianças participam de circuitos psicomotores, jogos cooperativos e brincadeiras que funcionam como estímulos estruturados para o desenvolvimento de diferentes habilidades.
“Ao participarem de jogos coletivos e dinâmicas interativas, as crianças exercitam habilidades socioemocionais indispensáveis, como a empatia, o respeito às regras, a cooperação e o espírito de equipe”, destacou.
A diretora reforça que um dos grandes diferenciais do projeto está no impacto social e emocional gerado dentro e fora da sala de aula.
“Durante a interatividade, o ambiente escolar se torna mais acolhedor e as crianças acabam se soltando mais, de forma saudável. Durante as brincadeiras, elas se ajudam e trabalham em equipe, o que é muito importante”, afirmou.
Berenice ressaltou ainda que o projeto “Vivências que Encantam” está fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes das aprendizagens e do desenvolvimento infantil.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Policial3 dias agoPolícia Civil mira núcleo de facção responsável por tráfico de drogas em Arenápolis, Nortelândia e região
-
Várzea Grande7 dias agoQuintais produtivos fortalecem agricultura familiar e aproximam alimentos do campo da mesa dos estudantes em Várzea Grande
-
Destaque7 dias agoOperação contra fiação irregular recolhe cerca de 700 kg de cabos na Av. Fernando Corrêa
-
Várzea Grande6 dias agoMeio Ambiente de Várzea Grande realiza mais de 1,1 mil procedimentos ambientais em 2026
-
Politica MT4 dias agoALMT amplia mobilização para doação de sangue e chama servidores e comunidade para ajudar a reforçar estoques
-
Politica MT3 dias agoDecisão que suspende processo seletivo para diretor e coordenador das escolas de Cuiabá é homologada pelo Plenário
-
Politica MT5 dias agoOtaviano Pivetta determina instalação de passarela na Avenida da FEB em VG
-
Artigos4 dias agoUma advocacia mais forte, uma sociedade mais justa


