Várzea Grande
Centro João Ribeiro amplia atendimentos e orienta famílias sobre acesso aos serviços
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, orienta a população sobre como funciona o fluxo de atendimento do Centro Municipal de Atendimento à Inclusão João Ribeiro Filho, entregue oficialmente à comunidade na última quarta-feira (20), totalmente reformado e ampliado. A nova unidade está instalada no bairro Chapéu do Sol, no prédio onde funcionava a antiga unidade do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O espaço é voltado exclusivamente ao atendimento de alunos matriculados na rede municipal de ensino de Várzea Grande e atua no acompanhamento pedagógico especializado de crianças que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar.
De acordo com a coordenadora da unidade, Janaína Maria Miranda Silva, o encaminhamento para atendimento começa, na maioria das vezes, dentro da própria escola.
“Nem sempre é o pai ou a mãe que identifica alguma necessidade. Geralmente, o professor percebe alguma dificuldade na aprendizagem da criança. No início do ano, o Centro João Ribeiro encaminha uma ficha para todas as unidades escolares, e o professor regente preenche esse documento quando nota alguma diferença no desenvolvimento do aluno”, explicou.
Após esse primeiro encaminhamento, o Centro entra em contato com a família para agendar uma triagem. Nessa etapa, a equipe avalia quais são as necessidades da criança e quais atendimentos especializados poderão auxiliar no desenvolvimento escolar.
“É importante ressaltar que o Centro João Ribeiro atende apenas alunos matriculados na rede municipal. Não é um atendimento de porta aberta e também não é um atendimento clínico. Nosso trabalho é voltado para o acompanhamento pedagógico da criança dentro da escola”, destacou Janaína.
A coordenadora reforça ainda que os professores não realizam diagnósticos, mas observam comportamentos e dificuldades que podem interferir na aprendizagem.
“O professor percebe que o aluno não está conseguindo aprender, que apresenta dificuldades no processo de aprendizagem e, então, faz o encaminhamento para avaliação. Aqui no Centro é verificado qual atendimento especializado poderá contribuir, como psicopedagogia, psicomotricidade, Atendimento Educacional Especializado (AEE), entre outros”, explicou.
Segundo a equipe técnica, o objetivo do Centro é oferecer suporte tanto para os estudantes quanto para professores e familiares, fortalecendo o processo de inclusão e aprendizagem no ambiente escolar.
A nova unidade do Centro João Ribeiro Filho possui capacidade para atender até 750 alunos matriculados, com fluxo diário de aproximadamente 150 estudantes. O espaço conta com secretaria, coordenação, salas de acolhimento familiar, psicomotricidade, sala multissensorial, avaliação psicológica, fisioterapia, salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), psicopedagogia, atendimento bilíngue e deficiência visual, além de cozinha, refeitório e banheiros acessíveis.
Além da unidade do Chapéu do Sol, a rede municipal também mantém atendimento no polo do CAIC, no bairro Jardim Alá, com capacidade para atender 250 alunos semanalmente.
Endereço do Centro Municipal de Atendimento à Inclusão João Ribeiro Filho:
Rua Petúnias, s/nº, bairro Petrópolis, Várzea Grande.
Galeria de Fotos (6 fotos)
-
Policial7 dias agoPolícia Civil conclui inquérito e indicia envolvidos em triplo homicídio ligado à facção em Campo Novo do Parecis
-
Várzea Grande7 dias agoAutoridades destacam retomada histórica da ExpoVG e impacto na economia de Várzea Grande: “Um acerto gigante”
-
Politica MT7 dias agoAssembleia Legislativa participa do maior encontro da pecuária de corte
-
Policial6 dias agoPolícia Civil prende homem que agrediu companheira adolescente em Várzea Grande
-
Política Cuiabá5 dias agoCuiabá capacita profissionais da saúde para identificação e acolhimento de crianças vítimas de violência
-
Politica MT7 dias agoMax Russi elogia trabalho da CPI da Saúde e destaca importância da transparência sobre OSS
-
Política Cuiabá7 dias agoCuiabá reforça segurança para servidores e pacientes com implantação do botão do pânico em UPAs e hospitais
-
Mato Grosso4 dias agoPolícia Civil e Vigilância Sanitária interditam açougue por risco iminente à saúde pública em Cuiabá


