Agricultura
Ibajud repudia fala de executivo do Banco do Brasil e reafirma direito dos produtores rurais à recuperação judicial
O Instituto Brasileiro da Insolvência (Ibajud) repudiou veementemente as declarações do vice-presidente de riscos do Banco do Brasil, Felipe Prince, que afirmou que produtores rurais que ingressassem com pedido de recuperação judicial “não terão crédito hoje, amanhã nem nunca mais”.
Para a entidade, a posição do executivo é incompatível com o Estado Democrático de Direito e representa uma ameaça ao exercício de um direito previsto em lei. O Ibajud ressalta que a recuperação judicial é um instrumento legítimo de reorganização econômica, assegurado pela Lei nº 11.101/2005, e tem por objetivo preservar atividades, empregos e compromissos, não sendo uma “armadilha”, como sugerido pelo representante do banco.
“A recuperação judicial é um direito constitucionalmente assegurado. Punir ou excluir produtores rurais que recorrem à Justiça é violar princípios legais e econômicos e aumentar a insegurança jurídica no país. Nenhuma instituição financeira pode retaliar quem busca amparo no Judiciário”, afirmou o presidente do Ibajud, Breno Miranda.
O instituto enfatiza que retaliações ou ameaças a produtores rurais que optam pela recuperação judicial comprometem a estabilidade do agronegócio e o equilíbrio do sistema financeiro. Segundo o Ibajud, a fala do executivo do Banco do Brasil revela um grave descompasso entre a prática bancária e os valores de um Estado que deve garantir segurança jurídica e desenvolvimento sustentável.
O Ibajud espera que o Banco do Brasil reveja publicamente as declarações e reafirme seu compromisso com o papel de um banco público: promover o desenvolvimento do país, respeitar a legalidade e contribuir para a estabilidade jurídica e econômica do setor produtivo brasileiro.
A nota é assinada por Breno Miranda (presidente), Bruno Rezende (vice-presidente) e Luiz Alexandre Cristaldo (diretor administrativo).
-
Curtinhas6 dias agoCâmara aprova renegociação de dívidas herdadas da gestão Emanuel Pinheiro
-
Politica MT5 dias agoPrograma Cuca Legal para promoção da saúde mental de jovens e adolescentes é aprovado
-
Policial4 dias agoPolícia Militar conduz dois adolescentes faccionados por tentativa de homicídio e ocultação de cadáver
-
Policial2 dias agoCondenado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil no Pará
-
Politica MT5 dias agoALMT reforça compromisso com a inclusão e leva tradução em Libras das telas da TV para as redes sociais
-
Esportes2 dias agoSão Paulo quebra sequência do Vasco e vence em São Januário, sonhando com G6
-
Politica MT5 dias agoDiego vê “competição desleal” contra empresas internacionais
-
Policial7 dias agoForça Tática prende homem foragido da Justiça com dois mandados em aberto por estupro


