Várzea Grande
Servidores da Assistência Social participam de capacitação para qualificar atendimento à população
Cerca de 60 servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande participam, na manhã desta terça-feira (14.07), de uma capacitação sobre benefícios socioassistenciais. O curso é ministrado por profissionais da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
A capacitação aborda os benefícios socioassistenciais com foco na qualificação do atendimento e na prestação de informações aos usuários dos serviços da assistência social. Conforme dados do município, até junho de 2026, Várzea Grande possui 166.365 pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Desse total, 74.710 pessoas vivem em situação de pobreza.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, informou que o município conta atualmente com quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro POP e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
“A situação de vulnerabilidade social é muito grande em nosso município. Estamos capacitando os nossos servidores para que possam atender os munícipes da melhor maneira possível”, afirmou Cristina Saito.
Conforme a coordenadora da Proteção Social Básica, Alexsandra Lourenço da Silva, a ação proporcionará mais eficiência aos serviços oferecidos pela Secretaria.
“Teremos mais qualidade no atendimento e maior eficiência nos serviços prestados. Essa formação é importante para que os servidores compreendam o funcionamento dos benefícios socioassistenciais, os critérios de concessão e possam orientar corretamente as famílias. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre todos os benefícios disponíveis e identificar aquele que melhor atende às necessidades de cada usuário e de cada família atendida pelos CRAS, pelo Serviço de Convivência, pelo PAIF e pelas demais unidades da Secretaria. Este também é um espaço para esclarecer dúvidas e fortalecer a atuação das equipes, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado à população”, destacou Alexsandra.
A coordenadora de Gestão de Benefícios Socioassistenciais da Setasc e uma das palestrantes da capacitação, Ariane Baena, ressaltou a importância da iniciativa, especialmente para os novos profissionais.
“Eles estão aprendendo, de forma ampla, sobre os programas do Estado e os benefícios socioassistenciais para atuar diretamente no atendimento à população, oferecendo informações e orientações qualificadas aos usuários dos serviços”, concluiu Ariane Baena.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Várzea Grande6 dias agoPrimeira etapa do Acelera VG já recuperou mais de 6 mil buracos, afirma Flávia Moretti
-
Politica MT6 dias agoAMM representa municípios de MT em mobilização nacional sobre impacto fiscal nas prefeituras
-
Várzea Grande6 dias agoCentro João Ribeiro Filho mantém atendimentos durante o recesso escolar para garantir continuidade do desenvolvimento das crianças
-
Destaque6 dias agoKatiuscia Manteli defende tolerância zero ao feminicídio e direito à autodefesa
-
Mato Grosso6 dias agoTAC firmado pelo MPMT garante moradia segura a famílias em área de risco
-
Mato Grosso5 dias agoMP Por Elas segue com inscrições abertas para oficinas gratuitas
-
Mato Grosso4 dias agoMPMT estará presente na Expoagro 2026 com atendimentos e conscientização
-
Politica MT6 dias agoCPI da Saúde ouve procurador-geral e empresária investigada por contratos da pandemia

